A Primavera está a chegar e com ela chegam novamente os trabalhos no seu jardim. Hoje vamos falar do seu relvado, porque esta é a época ideal para realizar alguns melhoramentos.

Nós trazemos-lhe algumas dicas:

Fertilização

A adubação deve ser feita, manual ou mecanicamente, utilizando um adubo de libertação lenta rico em Azoto e micronutrientes essenciais, para favorecer o crescimento foliar e tornar a sua relva mais verde e apta a resistir ao verão mais exigente.
Deve cortar a relva antes da adubação e regar, caso não chova, logo após a execução da mesma.

Arejamento e Drenagem

A escarificação/arejamento consiste em descompactar o solo, diminuir a acumulação de matéria orgânica à superfície, melhorar a infiltração de água e nutrientes, bem como estimular o desenvolvimento radicular e o afilhamento nas gramíneas. É recomendável a utilização de um escarificador para efetuar esta operação.
Esta operação é das mais importantes a fazer na Primavera, e deve fazer-se acompanhar de uma ressementeira.
Neste momento deve-se proceder a avaliação da estrutura do solo podendo resultar na adição de areia ou outro substrato que vise a melhoria das condições de desenvolvimento do sistema radicular do relvado.
A melhoria sistemática da estrutura do solo vai garantir a boa drenagem do relvado e por consequência evitar intervenções mais radicais.
Quando deve fazer? Após o 1º corte da primavera.

Rega

O horário de Verão vai entrar em breve (29 de Março)!
Por isso aproveite para fazer uma revisão ao seu sistema de rega e:
– Programar o novo horário;
– Substituir as pilhas do programador;
– Limpar e afinar os bicos;
Não queira ser surpreendido com a sua conta da água: verifique se há fugas ou material danificado, e programe a sua rega para os momentos menos quentes do dia.

Ressementeira

Combate a pragas, remoção de musgos e ervas infestantes

Manchas? Musgos? Infestantes?
Chegou a altura certa para tratar de todos estes sintomas de pragas/doenças – a Primavera!
Se não sabe identificar ou tratar o problema que afeta o seu relvado, conte com alguém que o saiba informar e aplicar o tratamento (herbicidas, fungicidas, etc.)
O ideal é insistir sempre na prevenção e na detecção precoce das doenças.

Equipamento

Aproveite também para fazer uma revisão às máquinas que utiliza para a manutenção do relvado.
Já verificou o estado das facas do seu corta relvas? Um corte que provoque o esgaçamento das folhas é um convite de inóculo de fungos na sua relva. Esteja atento(a).

Este artigo foi-lhe útil?
Conte connosco para mais esclarecimentos.